segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CURIOSIDADE - História do sutiã

Boa noite meninas!
Toda semana trarei um post com algumas matérias da nossa amiga "Net" sobre curiosidades da moda. Começarei hoje sobre a história do sutiã parte I. Espero que gostem!


Embora atribuam a invenção do sutiã à americana Mary Phelps Jacobs, que o patenteou em 1914, hoje se sabe que, sob o nome de porta-seios, Marie Tucek também patenteou um modelo, aliás extremamente parecido com os de hoje, em 1893. Já em 1889 Herminie Cadolle havia dividido a roupa de baixo em duas peças, o que seria um precursor da lingerie atual. Mas foi em 1907 que a revista Vogue utilizou o termoBrassière (sutiã em inglês) pela primeira vez, razão pela qual estamos dizendo que a peça, hoje uma das mais sofisticadas em termos de tecnologia e modelagem do guarda-roupa feminino, completou 100 anos em 2007. 
No início do século XX as mulheres se espremiam em espartilhos, confeccionados com barbatanas de ossos de baleia ou de metal, buscando uma silhueta tipo ampulheta, com quadris e seios fartos, contrastando com uma cintura absurdamente fina. Tal ideal de beleza provocava problemas de saúde, alguns até fatais, uma vez que os espartilhos comprimiam o estômago, parte dos pulmões e outros órgãos. No decorrer da primeira década do século passado, bailarinas como Isadora Duncan, Loie Fuller e Mata Hari, assim como os estilistas Paul Poiret e Madeleine Vionnet, além de algumas feministas, aos poucos, influenciaram o look da época e uma nova silhueta, mais solta e livre de amarras foi sendo delineada. Dentro desse contexto o sutiã foi ganhando importância crescente.

Matéria: wikifashion@closetonline.com.br

2 comentários:

  1. Menina eu não aguento nem o sutia me apertando, imagina se eu nascesse nessa epoca de espartilho, morria logo, rsrsrsrrs.

    ResponderExcluir
  2. Nem me fale... Eu vivo de sitiã!
    Beijos Liu!

    ResponderExcluir

Esse cantinho é especialmente para vocês!